Thursday, January 12, 2006

Uncertain emotions force an uncertain smile…

Ou

Tudo sobre o sorriso - Parte I



Emoções incertas levam a sorrisos incertos… E desta forma entramos no vasto universo da comunicação não-verbal, de toda uma linguagem expressa num conjunto de sinais, mais ou menos involuntários, portadores de mensagens sobre o estado emocional do nosso interlocutor, reveladores do seu carácter e da sua personalidade.

Sem esquecer a importância da postura corporal, dos movimentos e gestos que a pessoa tem no seu todo, uma atenção especial é devida ao rosto, à expressão facial, a uma amálgama infindável de manifestações que a boca e os olhos, em diferentes combinações de olhares e sorrisos, podem comunicar de forma tão intensa que, automaticamente, descodificamos, sem necessidade de palavras.


Quantas vezes, uns mais versados que outros nesta «leitura» do outro, desvendamos contradições e, de modo rápido e intuitivo, nos apercebemos da falsidade, de que outra intenção se esconde atrás de frases agradáveis, feitas para impressionar neste ou naquele sentido.


É evidente que, tal como em tudo, há mestres na arte do engano, no jogo da sedução do marketing pessoal se quiserem, usando uma expressão mais suave do que publicidade que pode ser, ou não, enganosa, mas que não deixa de ser publicidade.

Técnica cada vez mais aprimorada de realçar o que é positivo no produto que se tem para vender, mais do que um alerta e uma tentativa de focar única e exclusivamente as forças e os pontos fortes, a publicidade consegue fazer do bom, melhor!

Se todos nós, melhor ou pior, nos sabemos valer das nossas características mais positivas para cativar os outros, é incontornável o facto de que há pessoas que intuímos demasiado perfeitas, pouco espontâneas, em que a mais pequena reacção supomos aprendida e não inata, como se toda a sua postura e existência de baseasse num papel que representam dia-a-dia.

Anatomia do sorriso

Havendo várias classificações dos tipos de sorrisos, achei por bem, citar o mais conceituado cientista português na área da expressão facial – Armindo Freitas-Magalhães, phD.

Estudioso desta temática há 18 anos, psicólogo de formação, é director do Laboratório de Expressão Facial da Emoção (FeeLab). Participou na 11ª Conferência Europeia Da Expressão Facial, realizada em Setembro de 2005, em Inglaterra, sendo o único português. A próxima edição da Conferência, para a qual já foi convidado realizar-se-á em Abril deste ano em Genebra (Suíça).

Freitas-Magalhães estuda as funções e repercussões do sorriso no desenvolvimento das emoções e das relações interpessoais. Tem trabalhos publicados sobre o efeito do sorriso na percepção psicológica da afectividade e nas diferenças de género, idade, da cor da pele e de gémeos, bem como o reconhecimento das emoções básicas através da expressão facial em diferentes grupos etários e em delinquentes. Um outro estudo que considero bastante curioso denominado "A Expressividade do Sorriso - Estudo de caso em jornais portugueses, que analisou concluiu que os portugueses aparecem cada vez menos a sorrir nas fotografias dos jornais diários... Porque será?


O sorriso foi, pois, classificado em quatro tipos:

Sorriso largo
Lábios separados, elevação das comissuras labiais, exibição das fileiras dentárias, o conjunto do rosto apresenta alterações fisiológicas significativas e verifica-se movimento dos músculos

Sorriso superior

Lábios separados, elevação das comissuras labiais, exibição das fileira dentária superior, o conjunto do rosto apresenta alterações fisiológicas significativas e o movimento dos músculos ocorre com menor intensidade

Sorriso fechado
Lábios juntos, elevação das comissuras labiais, sem exibição das fileiras dentárias, o conjunto do rosto não apresenta alterações fisiológicas significativas e o movimento dos músculos é reduzido

Face neutra ou sem sorriso

Lábios juntos, sem elevação das comissuras labiais, sem exibição das fileiras dentárias, conjunto do rosto não apresenta alterações fisiológicas e não há movimento dos músculos

O sorriso largo é o mais expressivo, o sorriso superior e o sorriso fechado estarão num plano intermédio, sendo a face neutra o extremo em que não há sorriso nem qualquer movimento facial.

O sorrir permite, assim, transmitir emoções positivas e facilitar o contacto social.
Mais, está provado pela psicologia e pela etologia (ciência descritiva dos costumes e das tradições dos animais no seu ambiente natural) que o sorriso não é biologicamente supérfluo, antes uma importante ferramenta de sobrevivência, quer nos primeiros tempos de vida, quer na relacionamento com o mundo e com os outros - aceitação em grupos, estabelecimento de relações pessoais, sociais, profissionais, etc.

Fotos: todas de Kevin Thom em www.kevinthom.com

1. Sophie - shy smile

2. Hair

3. Scrambled leggs - theatre

4. Thailand 2005 three amigos

30 comments:

Eva Shanti said...

Ó pá...

É que me entusiasmei de tal maneira com esta temática, que vão ter de gramar uma Parte II.

Bjs

Parrot said...

Eva,

De facto a expressão facial, por si só, é um importante elemento de comunicação. Por outro lado, e em certas situações, serve de apoio e reforça a comunicação verbal.

Na comunicação não verbal, a par do olhar, o sorriso deve ser a forma mais transparente deste tipo de comunicação.

Receber um sorriso....é receber um presente.

Beijo sorridente.

Venha a 2ª parte.

Living Place said...

LOLOLOLOL (este é mais um sorriso largo) quando vi Parte I, disse logo, entusiasmou-se, tá visto!
É tão bom sorrir e lavar a alma, sim porque o sorriso é o sabão da nossa alma!
(esta saíu-me bem, tou inspirada!)
Agora não fazia é ideia que havia quem estudasse sorrisos, deve ser um trabalho super giro.
As expressões faciais e o olhar nos olhos é de todo muito importante numa conversa, aí pode-se depreender muita coisa, é como diz o ditado popular:
- É mais fácil apanhar um mentiroso do que um manco!

Vespinha said...

Olá!
A comunicação não verbal é de facto riquíssima!

Eu sou muito sorriso largo! Rrsrsrs

Beijocas

Eva Shanti said...

Parrot,

Há sorrisos e sorrisos... Um sorriso sinceros é sem dúvida como presente! Eu adoro! Se o sorriso vier de quem em quero que venha, fico logo sinto logo que ganhei o dia!

Jg,

Temos tempo. As coisas querem-se é com calma, não forçadas...

Ai Musas,

Já me vais conhecendo!

Vespinha,

Que venham os sorrisos largos! Que faces neutras, sem sorriso, quando não carrancudas é o que mais há por aí!

Obrigada a todos!

Bjs

Eva Shanti said...

Sugestão:

http://www.thethe.com/sections/jukebox/jukebox.html

Soul Minning > Uncertain Smile

:)

Mocho Falante said...

olha, eu dados às psicologias vou já avisando que tenho um sorriso muuuuiiiittto largo, rsrsrsrsrsrsrs

É de facto um tema muito interessante e na verdade há imensos estudos sobre o mesmo.

Esta rapariga não pára de nos surpreender e claro de nos por um sorriso largo na cara

Beijocas

Eva Shanti said...

Mochito,

És lindo, és boa onda!

E tens toda a razão: tu é que és dado às psicologias, não eu. Olha, tem-me dado para isto...

Haja sorrisos!

Bjs

Unknown said...

:)

Rosa said...

Olha, por mim tanto faz o tipo de sorrisos. Desde que venham aos molhos! :)))))

Eva Shanti said...

LOL!

Não podias ter mais razão!!

Bjs

Su said...

cada vez mais gosto deste blog, pelos temas por ti escolhidos, por estarem sempre muito bem escritos, o que faz com que todos eles sejam interessantes
são para serem lidos e relidos
gosto muito
jocas maradas de sorrisos

Meia Lua said...

No ano passado lí um livro de Expressão Corporal e sim..definitivamente muita importância têm os gestos e expressões. Do mais simples ao mais estudado, tudo tem significado.
Quanto aos sorrisos agora só me lembro de um tipo, o das crianças que não conheces que no meio da rua ou no carro ao lado que fixam em ti o olhar e de repente lançam aquele sorriso que ilumina o dia... estes sim!!! Valem mesmo a pena. Um beijinho e um sorriso destes para ti!

Abelhinha said...

E os sorrisos de anjo? São na parte II?

Respondi à tua questão no meu blog.

Sorriso de Beijo

wind said...

Gostei do texto, só refiro que gosto de dar umas boas gargalhadas:) beijos

Eva Shanti said...

Pachita,

Eu de Psicologia só sei o que vou lendo aqui e ali, bem como o que vou aprendendo com colegas psicólogas. Também tenho grandes amigas psicólogas. É que num grupo, a empatia maior é sempre que para o lado dos psicólogos, não sei por quê.

Bem, na verdade, é porque eu devo ser um study case, mas, na blogoesfera, até prova em contrário, só mesmo o Mocho para confirmar ou infirmar esta afirmação...

Ando muito interssada em Psicologia Forense e nos estudos dos Prof. Freitas-Magalhães. Tomei a liberdade de lhe mandar o mail e aguardo a sua resposta - Eva desavergonhada, é o que é!

PS - Não me desiludes, mas venho 10 Precious seguidos a 1 que seja daquele senhor. Quer dizer, não é mau de todo, há pior, mas pronto! Gostos que cada qual tem os seus e ainda bem!

PPS - Continuo na minha, prefiro trabalhar com homens. Admito que gosto de trabalhar com algumas mulheres, mas têm de ser da minha onda, temos que estar em sintonia, you know what I mean...

Bjs

Eva Shanti said...

Su,

Se me pudesses ver neste momento, aqui a escrever-te estas palavras com as tuas em mente, acredita que estou com um sorriso largo!

Obrigada e volta sempre!

Bjs

Eva Shanti said...

Meia Lua,

Diz lá que não te ficaram na cabeça aquelas carinhas larocas dos 3 amigos da Tailândia?

Achei-os tão lindos, tão expressivos!

A 1º foto que vi do foi o sorriso tímida de Sophie. Andava eu a vaguear na net, à procura de um determinado sorriso. Tinha um título, precisava de uma imagem e o resto haveria de surgir.

Todo o post foi escrito por inspiração, primeiro da canção Uncertain Smile (tal como o post anterior) e, depois, desta foto.

A canção foi redescoberta num apontamento trabsformado em post pela sereia pintadinha (já sabemos que não é tatuada), cujo sorriso permanece um enigma, de seu nome Pachita, e que passa os dias em Lisboa...

E pronto, uma coisa leva a outra!

Também acresce o facto de não acredita que se possa conhecer uma pessoa apenas por uma foto. É a linguagem não-verbal, a pessoa como o todo, que faz a diferença.

Bjs

Eva Shanti said...

Abelhinha,

Acho que tá respondido, né?

Na parte II, há sorrisos de anjo e dos demónios...

Adianto já, que segundo estudos, as mulheres sorriem mais do que os homens...

Mais, depois do comentário feito na tua colmeia, só me apetece fazer um post sobre a anatomia do beijo. Será para breve?

Para já, estão na forja outros temas, mas isto é como tudo, é de apetites...

Bjs

Sukie said...

Boa Evinha! Rir e sorrir e esboçar um sorriso: adoro fazer isso tudo e ver essas expressões nas faces dos outros. ADORO!

Isabel Filipe said...

rostos sorridentes...gosto de me cruzar com eles...no meu dia a dia..detesto gente que não sabe mexer os músculos da cara...

adoro ler-te Eva...

fico à espera da 2ª parte.

bfds
bjs

Eva Shanti said...

Moonj Rita,
Isabel,

Obrigada,

Vamos lá então à 2ª parte...

Bjs e bom FDS

Anonymous said...

Um big smile for you!

Esta conjugação de texto e imagens fez-me SORRIR!

: ))))))

Obrigado!
Bjs e bom fds Evita

Eva Shanti said...

Maggy linda,

Um big smile também para ti e para todos aí (tu sabes quem...)

Bjs

Unknown said...

Após muitas pressões, cá estou eu a sorrir novamente ;)

Pois eu divido e catalogo os sorrisos por cores:

Há o preto (qdo a malta abusa da droga)
Há o verde (os vegs abusam dele)
Há o azul (a malta do governo)
Há o cinzento (a malta que trabalha por conta própria)
Há o amarelo (os recém-licenciados)
Há o branco (a classe médica)
Há o Rosa (jobs for the boys)
Há o laranja (ex-jobs for the boys)
Há o liláz (malta a subir na vida com métodos pouco ortodoxos)
Há o castanho (a malta que está na merda)
Há o beije (ou bege) (a malta que olha para o tecto salarial)

e por aí fora.

Depois há dub-divisões:

Aos quadrados (a malta que está na choldra ou que não tem o hábito da higiene dentária)
Esbugalhado (malta que fica atónita com a Ota)
Encarapuçado (juízes e advogados)
Demente (soares mp3)
Rígido (cavaco e bolo rei)
Dormente (os Yes man e Yes Sir usam-no)

epá, nunca mais saía daqui.

Mas, para concluir, há o meu!

Afável, lindo, adorável, aberto, honesto, empolgante, verdadeiro, directo, incisivo, rasgado, etc.

:D

Eva Shanti said...

Caro Xá-das-5,

Pressões???

Bem, uma classificação de sorrisos assente em cores. Acho que tem o seu mérito e que deve ser partilhada com o Sr. Prof. Armindo Freitas-Magalhães...

Quanto ao teu sorriso, que não obedece a qualquer classificação, por ser obviamente única - na tua perspectiva, claro - que adjectivas de «Afável, lindo, adorável, aberto, honesto, empolgante, verdadeiro, directo, incisivo, rasgado, etc» - Só?!?

Pois devo dizer que tá um bocado para o escuro essa tua foto, mas parece-me que exemplifica (apesar de contar com a nossa imaginação para colmatar as lacunas da falta de luminosidade) um face neutra :(

Até prova em contrário, estou em crer que a blogoesfera me dá toda a razão!

:)))))

Bjs

Unknown said...

Agora há pressão para alumiar a foto????
tché, nunca estão contentes estas Evas...
:)

CS said...

uncertain smile... isso é the the!
Tenho ouvido tanto isso ultimamente... Nem de propósito!
Beijos!

Eva Shanti said...

Massan querida,

Pois é, The The, os magníficos, os fantásticos, são eles que me andam a inspirar ultimamente. Eles mais uma série de incensos que deram no Natal (obrigada Marco)!

Bjs

Photosax said...

Mas vai demorar a 2º parte?

Se lesse o harry poter, diria que estou tão ansioso por ler a 2ª parte como estaria por comprar um novo livro da saga!

Get it?? baaghhh

Vou por uma foto no meu bloguinho com o título Sorriso em homenagem a Vossa Excelência. (mais lá para a frente, tenho que ir aos meus arquivos ver uma foto adequada, dentro do meu caustico critério)

http://corrosivo.blogsome.com