Monday, November 07, 2005


Adão e Eva vão às compras

Os comportamentos dos homens e das mulheres relativamente a hábitos de consumo são substancialmente diferentes e cedo o Marketing se apercebeu que, para potenciar vendas, era necessário ter em conta as características do target a atingir.

Que homens e mulheres têm dificuldade de ir às compras sem brigar, ninguém contesta. O que poucos sabem é que a falta de sintonia não é pura implicância. É o resultado da maneira como cada sexo resolve a equação cujas variáveis são tempo, dinheiro e bens consumidos.

Os especialistas dizem que os homens andam rápido pelos corredores dos shopping centers, são avessos a perguntas de vendedores, levam 70% dos produtos que experimentam, sendo objetivos: preferem olhar, pegar, pagar e ir embora. Também adiam as compras sempre que possível. Já as mulheres... Bem... Fazem exactamente o contrário: encaram as compras como um programa de lazer, gostam de desfilar pelos corredores dos shoppings e não têm pudor de pedir a uma vendedora que literalmente retire os produtos das prateleiras ou da montra para escolher uma simples camisa branca ou um par de escarpins pretos.

A organização das grandes superfícies surgiu em França tendo como modelo o típico casal francês. Por alguma razão, quando entramos num hipermercado, deparamo-nos logo, após as promoções do momento («regresso às aulas», etc.) com os artigos auto, o alta fidelidades, as tintas e as ferragens… Lá vai o Adão directo ao assunto, enquanto a Eva deamboleia pelas roupinhas e pelos artigos de higiene e limpeza, deixando as crianças entretidas com os livros e com os Cd´s…

O segredo do sucesso está adaptar os produtos e a própria loja a ambos os sexos. Por exemplo, atrair o homem gourmet com utensílios domésticos de design inovador ou arranjar um «poiso para maridos» - um local confortável recheado de mimos, como revistas, internet, água e cafézinho…Para além de potenciar vendas, medidas como estas talvez contribuam para reduzir os índices de divórcio…

Picture: Adão e Eva de Albrecht Dürer, 1507 , Museu Nacional del Prado, em Madrid.

8 comments:

Anonymous said...

Targeting mothers who like to spend
Forget soccer moms. Marketers are hot for yoga mamas. These women, who often start families later in life, have established tastes.
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Kraak/Peixinho said...

LOL! Eu também gosto de ir ver os produtos de limpeza, higiene, comestíveis, etc.

Dilbert said...

eheheh, LOLOL... decididamente estou a gostar mesmo muito deste teu blog :)))
Beijokas

adesenhar said...

eu diria ... na muche !
gosto de entrar num centro comercial e ver as Evas a revirar os estabelecimentos do avesso! não é mais que uma extensão das suas próprias vidas!

:)

guevara said...

ca estou!

:D

bem... que posso dizer...

engraçado como os blogs podem ser tao diferentes, mas não é diferença de diferença!
é a abordagem e a intenção!

engraçado... tudo à volta da Eva?

eheheh
vamos la vendo como isto corre!

abraço

As Musas said...

Realmente está muito bem pensado, nunca me tinha apercebido que isto acontecia com todos, pensava que o "defeito" de entrar na loja, vestir e trazer era do meu marido lololololo

Mocho Falante said...

Pois que os homens são mais práticos, isso não temos qualquer dúvida, não precisamos de desarrumar uma loja inteira para comprar umas simples meias....

Já agora o que são escarpins ???'

Eva Shanti said...

Caro Mocho,

Estou a pensar num futuro próximo fazer um post sobre sapatos, pois é um acessório-fetiche que fascina homens e mulheres, por isso, para algo mais aprofundado para aí remeto a tua pertinente questão.

Posso dizer-te que são sapatos de mulher, mas que os nomes são confusos lá isso são: escarpins, mules, stillettos...

Bjs