Tuesday, November 14, 2006

77523cor
Intimidade: qualidade do que é íntimo


Íntimo: do Lat. intimu, adj., que está muito dentro; profundo; que constitui a essência de uma coisa; que existe no âmago da alma; que tem e por quem se tem grande afeição familiar e estreito convívio; doméstico, familiar; s.m., âmago; imo; amigo íntimo.

Falar de relacionamentos implica falar de intimidade, o desejo de conhecer profundamente o outro e de com ele partilhar sentimentos, emoções, acontecimentos, objectivos, sonhos, desejos – intimidade emocional -, de lhe estarmos próximos, de lhe tocarmos, sentir o cheiro e o calor – intimidade física.


Embora se lhe atribua usualmente uma conotação sexual, o conceito é vasto e não se esgota nessa dimensão da vida.


A intimidade está presente na Amizade e no Amor, surge e desenvolve-se à medida que se estreitam relações e há vontade de aprofundar o conhecimento mútuo. Não temos essa abertura para com todas as pessoas que connosco se cruzam, reservamo-nos ao direito de preservar o nosso reduto.


É sempre um risco, mais ou menos calculado, deixarmos que alguém se torne íntimo de nós. De alguma fora, trata-se de alguém que nos conquistou e que ganhou terreno da nossa confiança e capacidade de aceitação. Damos-lhe liberdade para entrar no nosso espaço pessoal, abrimos-lhe as portas da nossa casa, apenas quando achamos que o outro mostrou ser merecedor dessa honra.


Nem sempre queremos só sexo; o que buscamos é intimidade através do sexo. Outras vezes, sentimos medo da proximidade, deixamos que o outro tenha o nosso corpo, mas negamos-lhe a alma, desenvolvemos anticorpos que nos defendem do medo do abandono, traição e rejeição.


O que é a busca da "alma gémea", senão a aspiração da intimidade suprema com alguém, a ponto de explicarmos essa conexão com apelo à trancendência? Será que precisamos encontrar essa "outra parte" para podermos ser felizes?


É que não é apenas por encontrar um outro ser que achamos que nos completa que automaticamente ficamos com as nossas necessidades de intimidade preenchidas. Quantos relacionamentos bonitos se esgotam e falecem, apenas porque as pessoas se esquecem que é necessária uma construção diária e constante?


Buiding intimacy - gestos que ajudam, mas que têm de fazer parte do quotidiano do casal

11 comments:

Meia Lua said...

Eu confesso! Tenho muita dificuldade em baixar as armas e deixar que alguém se torne íntimo. Talvez pelo que viví, tornei-me mais fechada. Enfim, mas difícil mesmo é a situação de quem entrega o corpo e nega a alma. E o pior é que existem muitas pessoas assim...
beijinho e parabéns. Um texto tão claro, tão simples e ao mesmo tempo muito verdadeiro.

Maríita said...

Ás vezes queremos intimidade, outras vezes e por medo afastamo-nos desse perigo que espreita na esquina mais próxima...agora, estou num paradoxo, quero intimidade e não quero...há dias em que me compreendo perfeitamente! (suspiro profundo)

Beijocas

Rosa said...

E depois há aquelas pessoas que mal conhecemos, mas de quem nos sentimos imediatamente próximos, íntimos até...

Isabel Filipe said...

Como sempre um texto fantástico. Estou plenamente de acordo com ele.

Bfds
Bjs

Parrot said...

EVITA, :)

Este texto é de uma clareza e transparecia impressionante.
Intimidade....é o melhor de casa um...dá-se a quem se merece.

BEIJOS....pequena...saudades.

Mónica Lice said...

Como sempre, qualquer tema, mesmo o mais "íntimo", torna-se claro através das tuas palavras!;-)

Beijinhos de boa semana!;-)

(A mini-saia preparou um post para ti!)

Páginas escondidas said...

Concordo.. temos altura que prefiro intimidade a sexo...
:)

Dreamlu said...

Olá Eva! Só agora descobri o teu cantinho...mas adorei! Vou ser visita assídua e prometo comentar!!!bjs e continuação de bom trabalho!

Isabel Filipe said...

querida Eva,

Não há limites para o homem que possui a capacidade de sonhar. É necessário muito pouco para provocar um sorriso e basta um sorriso para que tudo se torne possível.
Descobrimos que o Ano que termina vale a pena, quando começamos a enviar e receber os cartões de Natal. Afinal, de algum modo, aprendemos que o que realmente importa são os sentimentos, é o amor... É estarmos ligados, unidos. É isto que comemoramos: O nascimento da esperança de um mundo melhor. Muita paz, alegria e amor na tua vida e de todos que te são queridos. Feliz Natal! Feliz 2007.
Beijinhos
Isabel Filipe

João C. Santos said...

Olá boa noite.
Celebra-se a época do Natal, que como tudo será rica e festiva para uns e a outros nem por isso, é com esses que o nosso pensamento tem que estar é a esses que desejamos o melhor de tudo, numa altura em que a ausência nos fere e entristece como nunca.

Um Feliz Natal.

João C. Santos

José Pires F. said...

Que o verdadeiro espírito de Natal, nesta época de partilha de coisas boas, prevaleça com infatigável desejo na nossa amizade e, num golpe de gesto redondo repleto de magia, deixo-te um cabaz de aromas, esperança, felicidade e um voto para que sempre o amor te inunde com a sua companhia.

Boas Festas!

PiresF